Página Inicial    Contato
Matrícula:    Senha:    


"Educar não é apenas um ato de amor, mas uma arte!"
Lais Lacerda


O NUESF, Núcleo de Estágio da FAJOLCA, foi criado para cuidar do agenciamento de estágios e/ou empregos para os estudantes e egressos da FAJOLCA, junto ao mercado.
Incluem-se nos serviços prestados pelo NUESF: os contatos externos para divulgação institucional e formalização de novas parcerias, a captação de novas ofertas de estágios e empregos, divulgação na IES e a interação com os agentes de integração empresa-escola.



MISSÃO
Contribuir para o desenvolvimento profissional dos alunos da Fajolca no Mercado de Trabalho através da articulação teórica e prática.



OBJETIVO
Intermediar a admissão de alunos da Fajolca como estagiários e funcionários efetivos de diversas empresas da região, assim possibilitando o ingresso no mercado de trabalho e o desenvolvimento profissional dos mesmos, além do desenvolvimento do educando para a vida cidadã.

 

TIPOS DE ESTÁGIO
Existem dois tipos de estágio:

  • Estágio Obrigatório ou curricular: possui carga horária definida e está incluso na Matriz Curricular. Constitui parte prática da etapa escolar, de caráter técnico, social, cultural e comportamental, orientando o estudante na aplicação dos conhecimentos teóricos, por meio da vivência em ambientes e processos de trabalho, em situações reais do exercício da futura profissão. (§ 1º do art.2º da Lei nº 11.788/2008).
  • Estágio Não Obrigatório ou não curricular: é de caráter opcional. Constitui oportunidade para que o futuro profissional adquira novas experiências no mercado de trabalho e complementação da formação profissional. Pode possibilitar o acesso ao mercado de trabalho sem vínculo empregatício, mas com remuneração. (§ 2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é estágio?
R: O estágio é uma oportunidade que o aluno tem de vivenciar e experimentar a realidade prática da profissão que escolheu. Através do estágio, o aluno confronta a teoria estudada com a realidade diária no campo de atuação, permitindo um aprimoramento dos seus conhecimentos.


2. Qual a importância do estágio para o acadêmico?
R: O estágio faz parte do processo de formação do futuro profissional, pois permite ao estudante ampliar seu conhecimento teórico prático, além de propiciar um contato mais estreito com empresas e instituições, favorecendo o desenvolvimento das relações inter e intrapessoais. Objetiva também


3. Qual a carga horária máxima permitida para realização de estágio?
R: Segundo a Lei N.º 11.788 de 25 de setembro de 2008, não ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
No § 1º do artigo 10: “O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino”.


4. A partir de quando posso começar a fazer estágio?
R: O estágio não obrigatório pode ser iniciado a partir do momento em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso de graduação ou de acordo com as especificações de cada curso. Já o estágio obrigatório deve ser iniciado quando o aluno receber orientação do Coordenador de Estágio ou do professor responsável pela disciplina.


5. Onde posso encontrar vagas de estágio?
R: As vagas de estágio são divulgadas no site da FAJOLCA www.fajolca.edu.br Além disso, você encontrará vagas em sites de Agentes de Integração (CIEE, IEL) e nos quadros de aviso da Instituição.


6. Por quanto tempo posso permanecer no estágio?
R: Até dois anos (24 meses), exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência (art. 11 da Lei nº 11.788, de 2008).


7. O estágio deve ser remunerado?
R: Segundo o Art. 12 da Lei N.º11.788, de 25 de setembro de 2008, na hipótese de estágio não obrigatório, “o estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada no Termo de Compromisso de Estágio, sendo compulsória a sua concessão. Já no estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação é facultativa.

Ricardo Jorge
Coordenador de Estágio

Estágios
Clique logo abaixo no arquivo completo, para ter acesso a todas as vagas para estágio que estão disponíveis no CIEE.


Mais informações sobre estágio:

E-mail: estagio@fajolca.edu.br

CIEE- CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA
Endereço: Rua do Progresso, 465 - Edf. Villa Empresarial Boa Vista Bairro da Boa Vista - Recife - PE.
Fone: 3092.1555
www.ciee-pe.org.br

ABRE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTÁGIO
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 280 - Esquina com a Av. Conde da Boa Vista - Boa Vista - Recife - PE
Fone: 3073.7373
www.portalabre.com.br

IEL- INSTITUTO EUVALDO LODI
Endereço: Rua Marquês do Recife, 154, 5º andar, Santo Antônio - Recife - PE.
Fone: 3334.7000
www2.iel-pe.org.br

Noticias NUESF

Parabéns ao aluno Alexandre José Souto da Costa, pela aprovação no cargo de coordenador contábil, na empresa PAMESA - SUAPE/PE. Essa é mais uma indicação do núcelo de estágio da Fajolca .

      

Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas
Avenida Francisco Alves de Souza 500 - 55590-000 Ipojuca-PE - Fone (81) 3551-1221
© 2003 - 2017 Qualinfo Tecnologia - Todos os Direitos Reservados